Frequentemente utilizamos produtos como óleos, azeites, banhas e diversos outros, que são indispensáveis para preparar algumas delícias. Eles não se dissolvem ou se misturam à água, e são extremamente nocivos ao meio ambiente. Infelizmente nem sempre sabemos como fazer o seu descarte de maneira correta.

Segundo a Sabesp, Companhia de Saneamento Básico, um litro de óleo tem capacidade de poluir um milhão de litros de água, e cada família gera por mês um litro e meio de óleo de cozinha, que acaba indo para os rios, ficando na superfície da água, gerando assim um impedimento para que haja a sua adequada oxigenação, o que pode causar a morte de inúmeros micro-organismos e peixes.

Além de causar um enorme problema para o meio ambiente, por serem substâncias difíceis de serem decompostas, acabam também dificultando o tratamento do esgoto. O óleo deve ficar na caixa de gordura das residências, cuja gordura acumulada deve causar a necessidade de uma limpeza específica

O resto do óleo que passou pela caixa de gordura deve ir para uma Estação de Tratamento de Esgoto , ou para os rios e mares. Durante esse caminho, ele pode obstruir os encanamentos e até mesmo provocar a volta do esgoto para as residências.

Mas então, o que fazer com esses óleos que não você não quer em casa?

O mais indicado é que os reserve em garrafas PET e os entregue a algum centro de coleta , que provavelmente vão utilizá-lo para a confecção de sabão ou até mesmo biodiesel, tintas a óleo, massa de vidraceiro e outros.

Colabore com o meio ambiente, incentivando a reciclagem e dando o descarte correto ao óleo usado.

DESENTUPIDORA HYDRAUTEC. desentupidora sp